Muito presente na mesa do brasileiro, o abacate é consumido de diversas formas, principalmente com seu preparo doce: com leite, mel e açúcar. E é justamente por conta de suas propriedades nutritivas que muitas pessoas têm dúvidas se devem substituir o tradicional azeite de oliva pelo azeite de abacate.
Para te contar como fazer essa escolha e quais são os benefícios de utilizar o azeite de abacate na culinária, confira a seguir as dicas da nutricionista da Unimed Fortaleza Camila Marques!
1. Boa absorção de nutrientes
Ao ser utilizado em uma refeição, o azeite de abacate pode aumentar a absorção de substâncias antioxidantes, como os carotenóides que têm importante papel na prevenção contra o câncer, conservação da visão, além de agirem contra problemas cardíacos.
2. Fortalece o sistema imunológico
A grande presença das vitaminas C, D, E, B2 e do manganês no azeite de abacate, contribui para deixar o seu sistema imunológico mais resistente e evitar doenças que surgem, por vezes, quando a imunidade está baixa. Isso porque as vitaminas atuam regulando enzimas e hormônios na manutenção da atividade cardíaca e no equilíbrio do organismo de forma geral.
3. Ajuda a reduzir processos inflamatórios
As gorduras presentes no azeite de abacate são do tipo monoinsaturadas (gordura boa) que, dentre outras boas funções, têm ação anti-inflamatória. Elas ajudam a aliviar possíveis inflamações nas articulações, músculos, artérias e outras demais partes do corpo.
4. Ajuda na perda de peso
A gordura monoinsaturada também ajuda a aumentar a sensação de saciedade, além de diminuir a inflamação das células e a carga glicêmica, o que contribui para a existência de menos gordura ruim no corpo. Logo, o consumo do azeite de abacate – em quantidades moderadas – e, principalmente, associado à realização de atividades físicas e uma alimentação balanceada, ajuda na redução de peso.